Pular para o conteúdo principal

Como atender às resoluções do Banco Central para digitalização de documentos em instituições financeiras

Recentemente, tenho recebido questionamentos vindos principalmente de instituições financeiras de como preceder no processo de digitalização de documentos depois das resoluções emitidas pelo Banco Central do Brasil em março e abril deste ano.

As resoluções tem por objetivo definir regras para guarda digital, descarte de documentos originais e procedimento para abertura e fechamento de contas por meios eletrônicos.

www.lab245.com.br.


Ambas falam de garantias e procedimentos para que a documentação digital seja reconhecida e que as instituições financeiras, reconhecidas como pioneiras em processos digitais possam expandir seus negócios com segurança nos meios eletrônicos.

A resolução nº 4.474, de 31 de março de 2016 dispõe sobre a digitalização e a gestão de documentos digitalizados relativos às operações e às transações  realizadas pelas instituições financeiras e pelas demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco  Central do Brasil, bem como sobre o procedimento  de  descarte  das  matrizes  físicas  dos documentos digitalizados e armazenados eletronicamente. Posteriormente, emitiu uma circular com os parâmetros técnicos do processo de digitalização.

Já a resolução nº 4.480, de 25 de abril de 2016, dispõe sobre a abertura e o encerramento de contas de depósitos por meio eletrônico e dá outras providências. Neste aspecto, questões de assinatura digital e meios alternativos de assinatura eletrônica são discutidos para legitimar os documentos e processos necessários para estas atividades em meio eletrônico.

Um ponto importante neste processo, é a elaboração do manual ou procedimento que descreve detalhadamente atividades e técnicas envolvidas no processo.

Estes procedimentos são semelhantes aos manuais e procedimentos de qualidade mas devem atender não somente aos critérios das empresas mas, principalmente, aos critérios estabelecidos pelo Banco Central.  A boa notícia é que são critérios dentro dos padrões amplamente usados na indústria, de modo que pequenas mudanças permitirão total adaptação às novas exigências.

Nos próximos posts mandaremos dicas de como fazer os procedimentos exigidos e como adaptar os processos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos falar de Big Data e da profissão analista de dados

O assunto Big Data está em voga e não é por acaso, a sociedade já esperava por este tipo de solução há muito tempo e só não tínhamos tecnologia para isso. 
Vou tentar explicar o fenômeno até o final desta postagem:
Usamos Big Data para obter diagnósticos complicados. Isso significa que usamos a tecnologia para conhecer mais sobre fenômenos naturais, sobre organismos, sobre tendências mercadológicas, assuntos complexos demais para que os teóricos consigam criar modelos matemáticos precisos que possam ser usados pelos profissionais para detectar uma tendência.
No meio científico, chamamos de problema inverso a tentativa de entender um fenômeno a partir de algumas medições periféricas.


Para resolver um problema inverso é necessário ter dados, e quanto mais dados, mais preciso será a modelagem e melhor será a predição. Sim, o nome é predição mesmo!
Mas ter dados não é suficiente, é necessário ter algoritmos para encontrar o modelo que mais se adequa ao fenômeno que se deseja reproduzir. …

BPM nas nuvens? 5 razões para preferir trabalhar sempre online

A procura de sistemas de BPM - Business Process Manangement e Workflow em plataforma online tem conseguido uma legião de adeptos. Um sistema de BPM não é um software, mas uma plataforma onde você configura a sua aplicação conforme as necessidades da empresa naquele momento. Chamamos este tipo de serviço de PaaS ou Platform as a Service, não esquecendo da conhecida sigla SaaS que é Software as a Service.


1. Facilidade de realizar mudanças sem interferir na infraestrutura da empresa é a principal razão.  Fornecedores de PaaS de BPM oferecem todas as facilidades de rede, software básico, banco de dados, recursos de integração, segurança e software de BPM sempre atualizados, já inclusos no valor da manutenção. 2. Rapidez na configuração da aplicação e nas mudanças.  Como os processos de uma empresa são dinâmicos, as mudanças tendem a ser frequentes e o PaaS é a melhor solução para mudanças em pouco tempo. 3. Acesso de qualquer lugar, seja web ou celular.  Soluções BPM oferecidas online c…