Scanners e etc.

Muitos tem dúvidas de qual scanner comprar.

Podemos usar multi funcionais, scanners de rede?  Alimentador automático ou de mesa.  Uma câmera pode substituir um scanner?

O ponto mais importante na escolha de um scanner é a velocidade que o operador consegue digitalizar um determinado volume de documentos.  Este volume deve ser compatível com a quantidade estimada de documentos que chegam em papel para ele (ou uma equipe) digitalizar.

Muitas vezes, esta velocidade não depende somente do modelo do scanner mas também da resolução da digitalização, do local onde o equipamento está instalado e o estado dos documentos a serem digitalizados.



Para digitalizar documentos, nada melhor que um scanner profissional.  Existem scanners de diversos modelos e fabricantes.  A resolução da imagem digitalizada não precisa ser maior que 400 DPI, frequentemente 200 DPI é satisfatório.

Resolução menor, velocidade maior, portanto não é vantagem digitalizar com uma resolução acima do que é necessário para imprimir com a qualidade de um original do mesmo tamanho.

Para trabalhar com grandes volumes, o scanner deve estar localizado junto ao computador do operador pois o scanner de rede, localizado no meio do corredor, obriga o operador com grande quantidade de documentos a sair do seu posto de trabalho muitas vezes ao longo do dia.  Se a qualidade não ficar satisfatória, ele vai precisar voltar para digitalizar novamente.

O alimentador automático é maravilhoso mas não podemos esquecer de que alguns tipos de documentos não podem ser colocados no alimentador como livros ou cadernos. Documentos de formato pequeno, A5, podem gerar problemas se colocados no alimentador no meio de documentos, A4. Apesar disso, hoje em dia, scanners de alimentação automática já tratam muito bem estas diferenças gerando pouco transtorno para o operador.

E uma câmera?  A operação de uma câmera não sugere muita produtividade, concorda? Mas existem algumas soluções criativas não comerciais com câmeras.

As câmeras do celular e do tablet são perfeitas para digitalizar documentos quando você está em trânsito.  Comprou?  Clica e guarda a imagem do cupom fiscal antes dele desbotar. ;)



Comentários