Magali Robot - plataforma de inteligência artificial

Agora em junho, dei uma palestra no 8° Seminário PetroTIC no Rio de Janeiro sobre o uso de Inteligência Artificial na indústria de petróleo.  Fiz uma revisão da tecnologia ao longo dos anos e apresentei ao público a nossa plataforma de inteligência artificial Magali.



Em indústrias de alto investimento como a do petróleo, o processo decisório é muito crítico pois é necessário avaliar cenários influenciados por muitas variáveis com máximo de precisão e o mínimo de tempo. Por isso, a inteligência artificial é tão importante neste contexto, trazendo ganhos expressivos rapidamente.

Magali é um robô da família Folder245.  Ela executa tarefas complexas a partir de critérios inseridos na plataforma.  

O antecessor da Magali Robot foi projetado para a automação de algumas etapas de workflow que avaliam e executam tarefas simples. Ele substitui um ser humano nessas atividades 24 horas por dia. 

Aos poucos, a quantidade de atividades que a automação de etapas era capaz de reproduzir foi aumentando e nossa equipe de desenvolvimento precisou incluir mecanismos de inteligência artificial para análise e execução de tarefas mais complexas.

Enfim, criamos a Magali "245" Robot.  Ela é bem esperta e especialmente talentosa com palavras: é capaz de extrair informação de dados não estruturados como emails, descrições longas e identificar o contexto para tomar decisões.  Estas decisões podem ser facilmente implementadas e atuam em diversas atividades.

Atualmente a Magali:
  1. Abre um processo contábil a partir de relatórios de máquinas de cartão
  2. Inicia a elaboração de contratos a partir de um processo de vendas
  3. Envia  email de conteúdo técnico e responde dúvidas
  4. Sugere pedido de reposição de estoque de produtos médicos
  5. Lê e classifica produtos de autopeças em estoque com descrições não padronizadas
  6. Avalia e classifica prioridades em ações corretivas
  7. Faz análise preditiva e toma decisões
A forma de ensinar a Magali não é muito diferente do que fazemos com um novo colaborador no trabalho: é necessário descrever o problema e apontar os critérios de decisão.

Ela é polivalente: é capaz de executar várias tarefas diferentes ao mesmo tempo envolvendo critérios complexos em áreas bem diversas como marketing, análise financeira, compras, etc. Uma vez que ela aprende, ela passará a executar precisamente essa atividade para sempre.




Por fim, a Magali está pronta para ser usada por mais empresas e pessoas, está pronta para ajudar no trabalho árduo e diversificado.  

Quer ver a apresentação no Petrotic? https://youtu.be/8nqK1FesLbk

Quer saber mais sobre a Lab245?  

Comentários