Por que as empresas querem ECM, BPM e AI?

Muita gente quer saber em que mercado a Lab245 atua e se espantam quando explico que atuamos nos mais diversos mercados como: financeiro, seguros, previdência, educação, indústria farmacêutica, indústria automotiva, petróleo, construção civil, rádio tv, clube de futebol. 

 Quando se trabalha com software é preciso atuar em um único mercado, uma vertical?  Nem sempre, todo nós conhecemos a Microsoft, a Oracle, a SAP, empresas que tem produtos que são úteis em todos os segmentos.


Essas tecnologias são o que chamamos de transversal ou horizontal, isto é, se aplicam a qualquer mercado.

Como a Lab245 se enquadra nesse tipo de software vendor, vou aproveitar a oportunidade para fazer um resumo do que fazemos.  A Lab245 fabrica uma plataforma, um framework, sistemas e aplicativos usando as seguintes tecnologias próprias:
  • ECM, Enterprise Content Management, 
  • BPM, Business Process Managment 
  • Big Data
  • Artificial Intelligence 

Por isso, muitas vezes quando perguntam: "Você tem produtos para escritórios de advocacia?" eu respondo que implantamos os nossos sistemas em vários escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de grandes empresas, mas efetivamente, não fazemos produtos voltados exclusivamente para este mercado

E por que estes escritórios de advocacia compram da Lab245 se os seus produtos que não são voltados exclusivamente para eles?  A resposta é simples: porque eles precisam. 

ECM é necessário para qualquer empresa, pois é o repositório seguro, organizado, para consulta de documentos com diversos níveis de acesso em uma corporação.  Uma empresa pode ter 5 funcionários ou 5.000 colaboradores que, mesmo assim, irá precisar guardar documentos, recuperá-los e mantê-los em sigilo pois alguns deles certamente são restritos ou confidenciais.

BPM é necessário porque os processos corporativos tem que ser ágeis. Os novos profissionais precisam de mobilidade e serem capazes de trabalhar em qualquer local: em casa, no aeroporto, no cliente, com informações confiáveis, seguindo a metodologia da empresa e regras de segurança corporativa deixando tudo registrado em um sistema de auditoria.

Big Data e Artificial Intelligence são necessários porque empresas precisam aproveitar os seus recursos humanos mais competentes, seus recursos financeiros indo muito além do que o um quadro de gráficos pode oferecer.  A inteligência artificial oferece todo o apoio em tempos de decisões rápidas.

Estou organizando alguns e-books para dar alguns exemplos de aplicações e dar ideias àqueles que atuam em diversos mercados. Alguns exemplos de e-books que já publicamos:

  1. Sistemas corporativos para lidar com a LGPD
  2. Assinatura digital e eletrônica
  3. Acervo acadêmico digital para instituições de ensino superior

Comentários