Datavisualization: vendo dados de uma forma diferente

Desde que começamos a capturar dados de diversas fontes enfrentamos alguns desafios para tratar essa informação. O primeiro foi a normalização de campos, de termos e da taxonomia. Para resolver este problema, nós usamos Inteligência Artificial, em particular, a Magali Robot, para reciclar dados inicialmente incompatíveis e colocar tudo em um mesmo contexto de dados.

O segundo desafio é ser capaz de enxergar estes dados com clareza para ver as suas nuances e o seu real significado. Os indicadores são adotados para melhor representar uma tendência ou um compilado de informações numéricas.

Indicadores costumam a ser amplamente usados para análises dos dados processados, eles normalmente se apresentam com o seguinte tripé:
Classificador x Indicador Numérico x Documentos Explicativos

Por exemplo:

Cidade x Vendas no Período x Relatórios de visita do representantes de vendas

Setor da Fábrica x Número de Falhas no Período x Relatórios de Manutenção + Manuais 

Partes do corpo humano x Número de ocorrências doenças  x Estudos médicos

Uma outra variável que está sempre presente é o tempo, isto é, como esses Indicadores variam ao longo do período analisado.

Esse conjunto de dados/informação é muito difícil de ser consultado usando uma única interface e, frequentemente exige do analista-auditor uma grande habilidade de passar de um gráfico para outro, de uma planilha para os relatórios analíticos que além de tomar muito tempo, frequentemente acarreta em erros de percepção.

Foi assim que vimos a necessidade de criar uma ferramenta que simplificasse e reunisse todas estas informações em uma única interface. 


Começamos o desenvolvimento do Maps245 nesta linha: o usuário coloca o mapa que desejar e alimenta com dados numéricos de indicadores que são representados sobre a imagem. Ao clicar no ponto do mapa, abre a lista de documentos com relatórios, análises, manuais referentes àquela cidade, setor, equipamento ou órgão que está sendo indicado.

Um controle tipo "range" permite a visualização da evolução dos indicadores ao longo do tempo diretamente sobre o mapa.

Além de simplificar muito a análise dos dados, este tipo de interface de visualização facilita a comunicação com a alta administração para a tomada de decisão

 Maps245 está disponível para uso no plano premium ou plano corporativo que permite a integração com o data lake, com Inteligência Artificial e documentos corporativos.

Mais informações:
Ou
comercial@lab245.com


Comentários