A COVID-19 demonstrou que construímos um mundo mais acessível

Quando voltei da França 1994, comecei a trabalhar numa representante da Optika Imaging System, com sistemas client server de document imaging e workflow. Esse foi o meu primeiro contato com a tecnologia de gerenciamento eletrônico de documentos e automação de processos.

Em 1996, quando abri a Lab245 Software, havia um desafio tecnológico pela frente, desafio esse que nem as grandes empresas americanas conseguiam resolver: Criar uma solução que não exigiria demasiadamente da rede local e que pudesse atender milhares de usuários em diversas localidades com acesso a milhões de documentos e processos.

A solução que encontramos na Lab245 foi uma plataforma web de GED e workflow, Folder245, algo extremamente leve, rápido de treinar grandes equipes e com capacidade para milhões de documentos e processos simultaneamente. E a nossa solução logo caiu no gosto das grandes empresas. Em 1998 já estávamos presentes nas grandes empresas do mercado financeiro, seguros, telefonia, óleo e gás. Era o que todos precisavam de verdade.

Ao longo desses anos, desenvolvemos inúmeras outras funcionalidades como aplicativos mobile, alertas, BI, monitoramento inteligente e inteligência artificial, sempre com foco em facilitar o acesso à informação classificada (por pessoas ou máquinas) e processos em qualquer lugar.



www.lab245.com


Até recentemente, na maioria das grandes corporações, o trabalho ainda tinha um fator tradicional e o home office para acessar suas atividades diárias estava acessível para gestores, mas não para a grande maioria dos colaboradores.

Algumas empresas olharam mais à frente e vislumbraram uma oportunidade de unir unidades separadas geograficamente usando intensivamente ferramentas de trabalho à distância em plataforma web e, com isso, viabilizaram seus negócios de fusão e aquisição.

Mas, agora, veio o momento da verdade e aquelas empresas que investiram em ECM e BPM conseguiram, com muito sucesso, acessar seus documentos e processos de trabalho a partir da casa de todos os colaboradores.  E essas empresas já estavam preparadas para esse desafio.  O mundo da empresa estava disponível fora dela com toda a segurança e esse recurso foi desprezado por tanto tempo!

Temos a certeza que essa doença vai passar com novos tratamentos e novas vacinas, nós vamos retomar à normalidade, mas o trabalho remoto passou na prova de fogo e isso devemos, em parte, às soluções de empresas que abriram as portas do mundo web no final dos anos 90, desenvolvendo tecnologia para tornar o mundo mais próximo.



Comentários