5 Etapas para o Sucesso na Transformação Digital

 
Quem ainda não promoveu a Transformação Digital na sua empresa tem pressa: A cada dia que passa, mais concorrentes estão presentes neste novo mundo com suas engrenagens funcionando digitalmente.


Ao contrário do que muitos empresários e executivos podem pensar, Transformação Digital não é somente entrar para o Instagram, abrir uma loja online ou ações dessa natureza. Se a estrutura de funcionamento do seu negócio não está plenamente digital, você terá duas empresas, uma digital e outra manual, conflitando entre si e prejudicando os resultados. 

Sendo assim, para um funcionamento perfeito das engrenagens digitais, gerando dados, organizando tarefas e usando recursos da sua equipe de forma organizada é preciso seguir as etapas a seguir:

Etapa 1: Preparação da equipe

Engajar a equipe no propósito e na promoção da transformação digital é fundamental! Ouvir e entender o que cada um faz do dia a dia e suas sugestões de melhoria. Entenda o que eles fazem mantendo o respeito ao seu trabalho e competência nada de oferecer cursos e dinâmicas que não agregarão nenhum valor. Seja objetivo e o seu colaborador entenderá que está sendo útil, ele tem que entender e assumir que é parte do resultado.

Preparar e promover um seminário conjunto com a participação do número 1 da empresa, traçando os progressos esperados e o papel de cada colaborador é o ponto de partida fundamental do processo de transformação, a equipe tem que perceber que o processo será ágil e elas serão ágeis também. Deixar que apareçam pontos de indefinição logo no início do processo gera desconforto e equipe perde o engajamento. 

Existem métodos de preparação e execução que ajudam muito no processo, com a definição de objetivos e metas claros,com limites e linhas guia para cada tema e seus desdobramentos, entrevistas com os colaboradores, reuniões de brainstorming e de acompanhamento, quadros de post-its físicos ou virtuais e indicadores de progresso. Para que funcione, é necessário o emprego de um facilitador e mais uma vez, o engajamento dos executivos C-Level.

É possível agilizar ainda mais o caminho para a Transformação Digital se você contratar desde o início, serviços de engajamento digital* que promovem, na sua empresa, um pensamento integrado com sistemas digitais básicos e encurtam o processo de decisão.

Agende uma reunião agora

Etapa 2: Organização

 
Para colocar o dia a dia da empresa no ambiente digital, comece pelos dados: Informações internas devem estar disponíveis a partir de um portal para colaboradores da empresa. Todos os documentos, informações, normas de trabalho, peças de marketing, projetos técnicos devem estar acessíveis online, de forma organizada, para as pessoas autorizadas.

Use um sistema de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) e ECM (Enterprise Content Management) para gerir todos os documentos e informações da empresa. Esses sistemas usam recursos de Inteligência Artificial para auxiliar na classificação, reduzindo o esforço de indexação e facilitando a busca de forma segura e amigável. Ferramentas de Inteligência Artificial precisam de bases classificadas e muito conhecimento para poder tirar suas conclusões e, quanto mais conteúdo, mais rápido será o seu aprendizado. Essa é a primeira coisa a se fazer para colocar a casa em ordem e engajar sua equipe no mundo digital pois, quanto antes começarmos, mais fácil será concluir.
 

Etapa 3. Automação

 
Use ferramentas digitais para racionalizar o trabalho, ouça a equipe e retire as tarefas que não agregam valor, deixando a tecnologia fazer o controle.

Use o BPMS (Business Process Management System) para modelar e automatizar processos sejam eles: administrativos, industriais, financeiros, de marketing e de vendas, sempre do  jeito que a sua empresa sabe fazer. Empresas não ganham da concorrência fazendo igual à outras, por isso o uso de um ERP em todas as atividades  anula seu diferencial frente à concorrência. Use ERP somente nos processos em que você não tem muita experiência ou que não deseja inovar e invista nos seu diferencial usando BPMS. Processos inovadores são a origem do sucesso das organizações, e os sistemas de BPMS tem agilidade para serem adaptados sempre que necessário. Os BPMS usam Inteligência Artificial para substituir atividades que envolvem análises de grande volume e informações não estruturadas tais como análise de sinistros, balanços ou qualquer outra análise de documentos e textos.

Etapa 4.  Controle

 
Você não vai conhecer mais a sua empresa pesquisando no Google. Agora que você tem informação sobre o que você faz  usando BI para analisar dados e auxiliar na tomada de decisão.
Os novos sistemas de BI contam com dados vindos de todos os meios possíveis, provenientes de bases de dados, aplicativos diversos e com integrações com aqueles sistemas antigos que você não abre mão. Os microserviços de dados são o ponto de partida para a transformação digital complementando BI e conectando informações de fontes variáveis, mais adequadas a cada parte do processo de negócio. O uso de ferramentas de Data & Analytics de empresas menores e com viés inovador tem dado excelentes resultados por serem mais ágeis.

Etapa 5. Comunicação

 
 Com todas as atividades digitais e integradas, o esforço de criação de peças digitais é bem reduzido e você pode apostar em Marketing Digital para comunicação com público e para alavancar vendas. VOce pode aplicar ferramentas de análise para captar informações sobre os visitantes, reações a cada publicação e onde você pode melhorar. Com as informações de marketing digital integradas aos processos internos da empresa é possível usar a tecnologia de Big Data para aumentar sua visibilidade e resultados.

 
Agende uma reunião agora
 
 
Com essas dicas, você consegue rapidamente transformar sua empresa em uma empresa digital.  

*A Lab245 Software oferece serviço de Engajamento Digital Integrado, uma forma rápida de começar a sua transformação




 

 


Comentários

Postagens mais visitadas