RPA: Vale implementar a tecnologia em sua empresa?

Antes de responder à pergunta do título, gostaria de pontuar que artificial Intelligence e automação de processos são as principais tendências para 2022 segundo publicações do Gartner, Forbes e ISG.  


No artigo publicado pelo ISG "Top 3 Automation Trends for Your 2022 Plans", Wayne Butterfield cita duas tendências ligadas ao RPA: 

1. Automated process discovery to fill your pipeline

Ele fala em um trecho: "Anyone who has tried to deploy robotic process automation (RPA) at scale knows that pipeline development is key."

"Qualquer pessoa que tenha tentado implantar a automação de processos robóticos (RPA) em escala sabe que o desenvolvimento de pipeline é fundamental."

2. Intelligent automation to scale your RPA efforts

Em outra parte ele fala:" if RPA takes the robot out of the human, intelligent automation puts the human into the robot."

"Se o RPA tira o robô do humano, a automação inteligente coloca o humano no robô"

Essas duas frases deixam claro que a tendência para 2022 é que a automação inteligente seja a grande substituta do RPA nas empresas. A automação inteligente permite o desenvolvimento de um processo envolvendo várias áreas da empresa e coloca a percepção e sensibilidade humana na inteligência artificial.

Na lista de 12 tendências apontadas pelo Gartner, 6 são diretamente ligadas a artificial intelligence. São elas: Data fabric (mecanismos de distribuição e acesso de dados), Decision intelligence (inteligência para tomada de decisão), Hyperautomation (hiperautomação), AI engineering (engenharia de inteligência artificial), Autonomic systems (sistemas autônomos) e Generative AI (inteligência artificial generativa).

Portanto, respondendo a pergunta do título, se você chegou a 2022 com disposição para alavancar a sua empresa e ainda não adotou RPA, melhor pular essa etapa e partir direto para automação inteligente.

Explicando melhor a diferença do RPA para automação inteligente: 

No RPA, você somente substitui atividades humanas repetitivas que exigem pouca ou quase nenhuma análise. Você não otimiza o fluxo de processos e não aproveita dos dados disponíveis para gerar conhecimento.

Na automação inteligente, você redesenha o processo da sua empresa, retirando as atividades repetitivas usando algoritmos inteligentes que usam dados de sistemas e documentos para tirar novas conclusões, eliminando atividades repetitivas humanas, sem necessidade de licenças do posto de trabalho e ainda gerando novos insights que ajudam as pessoas envolvidas no processo a melhorar a tomada de decisão.

Essa é a tendência para 2022 apontada pelos maiores especialistas em tecnologia no mundo.

Referências: 

Butterfield, Wayne - "Top 3 Automation Trends for Your 2022 Plans", 

https://isg-one.com/articles/top-3-automation-trends-for-your-2022-plans

Gartner E-books

https://www.gartner.com/en/information-technology/insights/top-technology-trends


 

 






Comentários

Postagens mais visitadas