Ecossistema de inovação só é possível evoluindo o passado que teve sucesso
O termo inovação pode passar uma idéia de ruptura, de mudar tudo, mas, ao contrário do que parece, a evolução depende enormemente do acúmulo de conhecimento e experiência.do passado.
Vivemos em uma era muito especial: nunca a evolução tecnológica foi tão rápida na história da humanidade e isso se deve ao passado de evoluções constantes e geração de conhecimento consistente que permite avançar por caminhos inéditos com passos firmes e seguros.
Isso significa que valorizar o passado e ter a preocupação em manter seus representantes sempre ao lado é essencial para inovar.
No Brasil, vemos muitas iniciativas para o fortalecimento da economia começarem do zero, com novos atores e novas premissas. Se isso for um hábito, a inovação na prática é nula não importa qual caminho se tome.
Sabemos que nada funciona perfeitamente na primeira tentativa, portanto é óbvio que começar do zero é uma sentença para o fracasso.
Precisamos incluir novos atores para ampliar o debate, mas trocar o time a cada rodada é desastroso. Os times vencedores tem uma história que é a chave do progresso e da inovação.
Sou CEO e fundadora da Lab245, empresa que tem mais de 25 anos desenvolvendo tecnologia inovadora nacional para grandes empresas mundiais.
Há cerca de dois anos, iniciamos a criação de novas empresas do nosso grupo, baseadas na nossa tecnologia e na nossa experiência. Essas novas startups são chamadas de spin-offs porque tem origem em empresas já consolidadas. O objetivo é ter uma trajetória mais independente, mas ao mesmo tempo com um passado sólido herdado da empresa mãe. Iniciamos com a startup Maps245, demos sequência com MyHealth245 e Magali Robot.
Essa certeza de que o futuro não se constrói sem o passado, afirmo que um ecossistema de inovação de sucesso só é possível com um acompanhamento e um profundo entendimento do que foi feito antes.

Comentários
Postar um comentário