Antes da Lab245 existia uma ideia
A decisão de se tornar empresário não é trivial, principalmente se você não cresceu em um ambiente empreendedor. Provavelmente a vontade de empreender já nasce com indivíduo e ele vai deixando pistas desde a infância até o momento da decisão.
A aceitação social é mais uma barreira a ser ultrapassada uma vez que o brasileiro em geral vê o empresário com um certo sentimento de desconfiança das suas boas intenções, seja nas relações trabalhistas, comerciais ou institucionais.
Então vamos imaginar: uma mulher de 30 anos, doutora, reconhecida no meio acadêmico, casada, com uma bebê recém nascida, filha de professores de ensino fundamental, tomar a decisão de largar academia e emprego para montar uma empresa de software sozinha nos anos 90 foi uma grande ruptura de conceitos pessoais. E foi exatamente assim que a Lab245 começou!
Para que essa ruptura de conceitos se transformasse em uma trajetória de sucesso, foi necessário um propósito, um objetivo maior e essa motivação era o Brasil.
Por que não vendemos tecnologia feita aqui como fazem outros países?
"Ultrapassar limites e obstáculos para fornecer o que há de mais moderno e flexível em softwares de gerenciamento total da informação" e "Tornar-se empresa referência no mercado nacional de software e disseminar suas tecnologias para o mercado internacional" são as nossas missão e visão desde setembro de 1996, há 25 anos quando a Lab245 foi fundada.
A princípio, parecia um desafio bem simples, afinal o desenvolvimento de software estava ao alcance de todos que sabiam programar, os conceitos teóricos eram sólidos, bastava vender. Aí a gente descobre que difícil é vender!
Até que começamos bem. No terceiro ano da Lab245, já tínhamos vendido para Oliveira Trust, Petrobras, Finep, Telemar (atual Oi), Vale, Icatu, ATL (atual Claro). Com uma tecnologia inovadora era relativamente fácil encantar o mercado, mas quando a tecnologia se torna mais consagrada, aí vem o embate com as empresas multinacionais, nossas principais concorrentes. Um pouco por causa disso, sempre nos dedicamos à inovação, sempre caprichamos no atendimento e na robustez dos nossos produtos.
Nesse dia da independência, dedico esse texto a todos os empresários que lutam pelo sucesso e pelo crescimento do produto nacional, pois desde os tempos de colônia, a independência de um país depende da sua independência econômica.

Comentários
Postar um comentário