Case: Gestão de documentos de engenharia
Um dos primeiros clientes de Engenharia da Lab245 foi a Petrobras, logo em seguida implantamos na BR Distribuidora e na Ipiranga. O sucesso foi tanto no setor de O&G que o nosso gerente no escritório em Boston decidiu só abordar empresas de petróleo na nossa investida nos Estados Unidos.
Não é somente o petróleo que usa esse tipo de controle, empresas de energia elétrica, construção civil, são usuários do que chamamos de BPM e ECM na Engenharia.
Um dos nossos cases mais recentes é a TBG. TBG é uma empresa pública brasileira administradora do Gasoduto Bolívia Brasil, que traz gás natural da Bolívia e passa por mais de 130 municípios ao longo de 5 estados: MS, SP, PR, SC e RS. A sede da empresa localiza-se no RJ. Ela possui controle das estações de medição e compressão e dos dutos, bem como da gestão de equipamentos e das obras realizadas nessas estações e dutos. Essas obras geram documentações que controlam tudo que foi construído e projetado nessas estações.
Aplicações de engenharia tem algumas características padrão: fluxo de aprovação de documentos técnicos que passam pelas etapas de criação, verificação de especialistas em cada disciplina, aprovação dos gerentes, controle de versão muito rigoroso para que não haja riscos de usar um desenho obsoleto na construção ou manutenção por engano.
Muitos sistemas de engenharia ainda em uso não são web, isso gera um grande desconforto num ambiente diverso em que vivemos hoje em dia com sistemas operacionais como Windows, Linux, Android, Apple (PC ou iPhone).
![]() |
| Visualização de documentos em celular |
Uma característica própria dos sistemas de gestão para engenharia, é permitir a visualização de documentos CAD e ser capaz de fazer comentários sobre esses desenhos mesmo sem o aplicativo original instalado.
![]() | |
| Comentários em celular |
A dinâmica do controle dessa documentação, da consulta segura na web, com visualização dos desenhos CAD com possibilidade de fazer comentários é um ponto de preocupação dos engenheiros e todos os envolvidos com a documentação de engenharia.
Implantação:
Cada empresa tem uma narrativa e um modelo de negócios, não é razoável impor um fluxo padrão para organizações desse porte. Por isso, é preciso usar metodologia ágil e ferramentas de construção para otimizar os recursos de desenvolvimento sem riscos para o resultado final.
Apesar de muito semelhantes, grandes empresas de energia, petróleo e gás, tem sempre suas particularidades. A implantação de um fluxo desse tipo não pode ser engessado, o uso de tecnologia low-code para o desenvolvimento da aplicação é essencial para ter uma aplicação flexível sem perder a integridade, segurança e robustez.
Novas tendências
Recursos de integrações com APIs de outros sistemas, uso de Mapas, de algoritmos de Inteligência Artificial para manutenção preditiva e integração com sensores usando IoT é a tendência para a evolução desses sistemas para os próximos anos e, certamente, a tecnologia low-code é o que mais irá proporcionar essa transformação nas empresas de petróleo em todo mundo.
Folder245BPM e Folder245ECM:
Folder245BPM é uma ferramenta de modelagem e automação de processos que junto com o Folder245ECM faz a gestão de documentos controle de acesso e versão com segurança, robustez e flexibilidade de uma ferramenta low-code.
https://www.lab245.com
Escrito por Maria Luiza Reis com a colaboração de João Pedro Oliveira
.jpeg)




Comentários
Postar um comentário