Educação e Inteligência Artificial

O ano começou e eu tinha na cabeça duas missões: educação e inteligência artificial. 

A primeira missão foi uma surpresa ao ser escolhida pelos presidentes da Federação Assespro Christian Tadeu e do meu sucessor, presidente da Assespro RJ, Robert Janssen, para atuar nas frentes de formação profissional e educação executiva.

Digo que me surpreendi porque apesar de filha de professores, a minha experiência ministrando o curso de Métodos Matemáticos no Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ não despertou em mim a vocação pela educação. Métodos Matemáticos é uma disciplina bem difícil e eu, apesar de animadíssima, não conseguia que os alunos atingissem boas notas, o que me deixava triste.  

Hoje, entendo que essa é a sina da maioria dos professores de matemática, com algumas exceções como o meu pai, que era reconhecido por transformar alunos.

A segunda missão, como CEO da Lab245, fabricante da plataforma de IA, Magali Robot, era difundir o uso da IA corporativa para atingir mais pessoas e empresas.

E o ano começou com muitas reuniões sobre empregabilidade de jovens técnicos e educação executiva para empresários de TI. 

Chegaram muitos convites para palestrar sobre inteligência artificial, minha especialidade desde o doutorado, afinal, IA foi o assunto de 2023 com a popularização do chatGPT e das ferramentas que surgiram na sequência.

O mais curioso é que ao longo do ano, as palestras foram mudando à medida que o público tinha mais conhecimento e, consequentemente, mais dúvidas sobre como usar as novas ferramentas de mercado. Esse dinamismo em pouco mais de sete meses tem me deixado muito empolgada. 

Reconheço que não gosto de repetir palestra, então as novidades foram um ótimo estímulo para falar ao público sem ser repetitiva.

Com mais de 20 palestras em eventos de tecnologia onde falei ao público sobre conceitos, o que há de novo e como conduzir projetos nas empresas usando o melhor da IA sem correr riscos com vazamentos ou informações pouco confiáveis.

Falei para o público nos eventos:

Information Show - RPA & AI em São Paulo 
RPA & AI em Belo Horizonte e Rio de Janeiro
Thinking Digital
Web Summit Rio
Cyber Security Conference 
Logística Carioca
Blockchain Rio
Rio Innovation Week
Logística Carioca 
Encontro de RH e DP da Baixada Fluminense 
Mainô Business Conference
 
Após as minhas participações é comum receber convites para trocar ideias e tirar dúvidas de quem já está pensando muito à frente. 

Estou falando de projetos corporativos que fogem dos modismos e aproveitam ao máximo software e pessoas.  O novo perfil de público que interage após as minhas palestras tem ambições maiores que usar aplicativos para atividades individuais. Esse profissional quer levar a IA pars atuar com os dados e processos das corporações 

Eu adoro essas interações e após muito papo com gente inteligente, concluo que estamos no momento para oferecer uma educação estruturada no tema. Como novas aplicações surgem a todo momento, uma formação com conceitos sólidos apresentando oportunidades e riscos, voltada para o executivo é o melhor caminho para quem deseja formular uma política corporativa de uso consciente da inteligência artificial.

Fico feliz porque no final as pontas se unem e a educação em inteligência artificial também terá um espaço todo especial nas organizações que desejam continuar crescendo encarando a concorrência que está cada vez mais preparada em qualquer lugar do mundo.
 





Comentários

Postagens mais visitadas